(011) 4990-0366 / 4990-0168

info@apmsantoandre.org.br

A Entidade

Impossível descrever o presente desta Associação sem reverenciar o passado.
Em 1952 foi fundada por um grupo de médicos do ABC, tendo a frente Álvaro Manfredi e Francisco Perrone. Depois assumiram grandes nomes da nossa região, tais como Oseas de Castro Neves e Orlando Gaiarsa.

Em 1962 assumiu Dr Henrique Calderazzo, por nós, considerado o pai da mesma. Permaneceu por 10 anos à frente da Associação, sendo o responsável pela primeira sede da Casa do Médico, no prédio da Justino Paixão, onde até hoje a nossa regional possui dois andares. A partir desse momento, passamos a ter sede própria. Dr Evandro Borges Pimenta em 1966 assumiu a presidência e foi durante todos os anos em que esteve atuando, medico incentivador de todos nós, lutando por uma APM cada vez mais atuante. Foi grande incentivador da construção da casa onde atualmente ocorrem eventos científicos, culturais, sociais e de defesa profissional. Após Dr Celso Gama e Gaspar Nunes Galvão mantiveram nossa casa em pé. Não nos esqueceremos nunca do Dr Newton da Costa Brandão e Dr Rui Alegretti, este ultimo durante anos promoveu eventos ligados à área de Medicina do Trabalho nesta casa. À seguir veio Dr Newton Luiz Porchia, que por duas vezes presidiu nossa casa.

A seguir Dr José Gabriel Teófilo da Silva de quem aprendemos a gostar e a viver esta regional, até hoje nos acompanhando e aconselhando. Dr Osvaldo Cilurzo, Suetoshi Takashima e Nélio Dutra, até nos dias de hoje atuando e freqüentando a Associação.
Depois, Desire Carlos Callegari, que dispensa apresentação, hoje conhecido por toda classe medica neste país, com atuação memorável em defesa da Classe Médica no CREMESP e no CFM.

Ernesto Dallaverde Neto comprou o terreno que possuía uma pequena casa onde por 2 anos seguidos conseguimos promover eventos dos mais diferentes tipos. No dia da homenagem aos ex-presidentes, quando inauguramos a nossa galeria, não me esqueço da chuva torrencial sobre o toldo montado, que quase estragou nossa festa, mas ela ocorreu e foi inesquecível. No final de 1997, já na nossa gestão, lançamos a pedra fundamental e iniciamos a construção da Casa do Médico de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Foi com muito orgulho que em outubro de 1999, entregamos a casa e a presidência a meu amigo Chady Satt Farah que a mobiliou, promoveu muitos eventos e entregou em 2002, quando a nossa regional completou 50 anos, a Cesar de Carvalho Stocco, que como mestre cuca e administrador cuidou da nossa APM com grandes eventos e memoráveis almoços e jantares. Em 2005 reassumimos o cargo de presidente dando continuidade a todos ações cabíveis à Associação, Dra. Alice Lang Simões Santos, que com galhardia e competência aprimorou nossa regional. Contamos com a classe médica jovem, pois o nosso objetivo maior é a união de classe e esta união somente será possível com ações cientificas, sociais, culturais e de defesa profissional.


voltar