FAÇA PARTE DA CASA DO MÉDICO           SERVIÇOS           SOBRE NÓS           APM NEWS           EVENTOS           REVISTAS           CLASSIFICADOS

menu

Encontro da 1ª Distrital

No dia 27 de abril, a Regional Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra foi sede de um encontro itinerante da Região da 1ª Distrital da Associação Paulista de Medicina (APM), que contou com a presença dos presidentes de Suzano, Barueri, Guarulhos, São Bernardo-Diadema, São Caetano e da anfitriã.

Os convidados, inclusive, membros da Diretoria da Casa do Médico Santo André, foram recepcionados no saguão do anfiteatro da entidade com descontraído café da manhã na base do pão de queijo e Cia. Após a interação do grupo, todos se dirigiram ao salão de eventos, onde o encontro foi aberto pela presidente da Região da 1ª Distrital e da Regional São Bernardo e Diadema, Dra. Thereza Christina Machado de Godoy. “Estamos dando continuidade a nossas reuniões itinerantes da Primeira Distrital, onde os presidentes podem expor seus enfrentamentos, suas ações e suas dores para que possamos juntos dividir experiências e pensar em soluções comuns a nossas realidades. Hoje, a certeza de que o associativismo deve buscar novos rumos e que a Medicina enfrenta sérios percalços deve ser um pensamento generalizado”, explicou Dra. Thereza.

Em seguida, o presidente da entidade anfitriã, Dr. Newton Ota Takashima, apresentou um panorama detalhado do número de sócios da Regional: estimados e efetivos, com a significativa queda registrada em 2023. A apresentação também trouxe dados da área de receita, que englobou a contribuição associativa, aluguéis de salas e espaços. Concluiu a apresentação com ações que devem ser tomadas por meio de parcerias para gestão de benefícios e para gerar uma receita de sustentabilidade financeira. Enfatizou ainda que a Regional está fortemente empenhada, junto com as outras Regionais do ABC, na elaboração de um plano de ações de aproximação com os jovens médicos.

“Queremos estar próximos desde a fase acadêmica desses colegas até, principalmente, o início de suas carreiras profissionais. E para termos mais assertividade nas ações, pretendemos buscar mais jovens médicos para que eles colaborem com ideias e valores que lhes façam mais sentido”, afirmou Dr. Newton.

A programação reservou oportuna palestra sobre a “Nova Resolução CFM – Publicidade e Propagandas Médicas”, publicada em setembro de 2023. Para falar sobre esse tema atual, o qual define critérios de divulgação, permissões e proibições para evitar demandas judiciais e abertura de processos ético-profissionais contra médicos, foi convidado o Prof. Me. Osvaldo Simonelli, advogado especializado em Direito Médico e da Saúde.

Encerrada a palestra, todos foram convidados para um almoço de confraternização servido no salão de festas. No cardápio gastronômico do dia, completa e saborosa Paella à la marinera, preparada com competência pelo Chef e Diretor de Patrimônio e Finanças, Dr. Chady Satt Farah, assessorado pela esposa Dra. Thereza. O belo prato arrancou elogios de todos, que não perderam a oportunidade de saborear mais de uma vez.