FAÇA PARTE DA CASA DO MÉDICO           SERVIÇOS           SOBRE NÓS           APM NEWS           EVENTOS           REVISTAS           CLASSIFICADOS

menu

Live maio: “Cuidados Paliativos, quando e como instituir”

Este foi o tema da live promovida pela Diretoria Científica da Associação Paulista de Medicina de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra em 23 de maio, a partir das 20h, pela plataforma Zoom. Esses eventos científicos, que acontecem mensalmente, sempre de terça-feira, tem atraído um bom público interessado em aprofundar e atualizar temas de diferentes especialidades.

A aula sobre “Cuidados Paliativos, quando e como institui” foi ministrada pela médica dos Cuidados Paliativos do Hospital de Clínicas Municipal José Alencar, de São Bernardo, Adriana Corrêa, que é pós-graduada em Cuidados Paliativos pelo Instituto Paliar, 2020-2021, e também atua como médica diarista da UTI do Hospital Christóvão da Gama, em Santo André.

A palestra começou com o entendimento do que é Cuidado Paliativo (CP): “Uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares no contexto de uma doença grave e ameaçadora da vida por meio da prevenção, do alívio do sofrimento, da identificação precoce e do tratamento impecável da dor e de outros sintomas e problemas físicos, psíquicos, sociais e espirituais.” Em suma, a assistência é focada na pessoa e não na doença. Porém, a triste estimativa global é que apenas 14% dos pacientes que necessitam de cuidados paliativos o recebam, de fato.

A apresentação abordou também a conceituação feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os principais sintomas que a equipe de CP controla, terminologias (Eutanásia, Distanásia, Ortotanásia e Mistanásia), como indicar CP, avaliação da funcionalidade: escalas, entre outros tópicos. Bem abrangente, a palestra foi seguida da etapa de comentários, coordenados pela médica Intensivista titulada pela AMIB Elvira Maria Porto Alegre Dancini, que também é Coordenadora Médica da UTI do HMCG/DASA, enriquecendo ainda mais o evento.

Em tempo: a organização e coordenação da live ficou a cargo da Doutora em Hematologia, pela USP, e diretora científica da Casa do Médico de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra Nadjanara Dorna Bueno.

Acesse e assista a live: https://us06web.zoom.us/rec/share/lWO8PoDiS-eQQkXLytsJXJP6kHx2LkTpSOAY8WukoE87xEGycvkFV_44jN3b5HrK.sdt9JdF3TsShLvvM