“Saúde Digital e Carreira Médica” foi o tema amplamente debatido no inédito Simpósio Jovens Médicos do ABC promovido pelas três Regionais da Associação Paulista de Medicina (APM) do Grande ABC – Santo André, São Bernardo e São Caetano, no formato presencial e on-line, no dia 28 de setembro, das 8h às 13h, no anfiteatro da Casa do Médico de São Bernardo. Além de reunir médicos experientes, acadêmicos e, especialmente, jovens profissionais, o encontro marcou o lançamento do Projeto Jovem Médico no ABC.
“Hoje é um dia muito especial para todos nós. As Regionais de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul promovem o I Simpósio Jovens Médicos do ABC e dão início ao projeto Jovem Médico no ABC, uma iniciativa que há muito tempo vinha sendo idealizada em conjunto pelas três Regionais e hoje se concretiza”, destacou em seu discurso de abertura, a presidente da Casa do Médico de São Bernardo Dra. Thereza Christina M. de Godoy. Segundo a presidente, o projeto Jovem Médico no ABC visa acompanhar a evolução da medicina e, principalmente, promover lideranças médicas jovens. A ideia é estender o projeto para as mais de 60 Regionais da APM.
Após a abertura, deu-se início ao simpósio, que foi dividido em dois módulos. O primeiro painel abordou o tema “Carreira Médica”, com a mesa de debatedores composta pelo Secretário Municipal de Saúde de São Bernardo e presidente do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), Dr. Geraldo Reple Sobrinho (moderador), Dr. Marco Vitorino, Dr. Thiago Chaves Amorim e Dr. Cristiano Fernandes. Após a enriquecedora discussão, os convidados desfrutaram de um coffee-break servido no salão de festas da entidade.
O segundo painel sobre “Saúde Digital” foi aberto pelo presidente da APM Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Dr. Newton Ota Takashima, que falou um pouco mais sobre o projeto Jovem Médico no ABC. “A ideia é a criação de um Comitê Regional, que será um espaço para o jovem médico falar, mostrar o seu trabalho, nos ouvir e acompanhar o que a APM faz por ele e pela classe médica, além de conhecer os benefícios e vantagens que a APM oferece. O comitê será um importante canal para troca de informações e experiências, com o objetivo de gerar ações positivas”, explicou. Dr. Newton, que enfatizou a importância da participação de todos.
A mesa do segundo painel foi composta pela Dra. Ana C. Vicenzi (moderadora), Dra. Bianca B. Miranda, Dr. Thiago Liguori e Dr. Marcelo Marciano, que discutiram com propriedade as soluções e produtos tecnológicos voltados para a ampliação do acesso aos cuidados de saúde e ao bem-estar, entre os assuntos pertinentes ao tema.
O simpósio foi encerrado pelo presidente da APM São Caetano, Dr. Thiago Lusvarghi Cardoso: “É com grande satisfação que encerramos este evento tão relevante para o futuro da nossa profissão. Hoje, discutimos temas essenciais e desafiadores para a medicina, mas o principal recado que levamos daqui é o compromisso que temos com a evolução da nossa prática”. Para isso, Dr. Thiago destacou a necessidade de os médicos estarem preparados para inovar, criar novas oportunidades e soluções, rompendo barreiras e promovendo o avanço da medicina em benefício da sociedade.
Ao final, Dra. Thereza convidou palestrantes, diretores e patrocinadores para um almoço de confraternização a base de feijoada, servido no salão de festas da entidade anfitriã.
Patrocinadores:
- Instituto CDT
- Scrubin Oficial
- Mag Seguros
- IPAC Diagnósticos
- Unicred Brasil